Notícias

Tesla alerta funcionários sobre consequências de vazamento de dados Voltar
Tesla alerta funcionários sobre consequências de vazamento de dados

Funcionários da Tesla receberam na última sexta-feira (03/05) um email listando potenciais consequências para aqueles que vazarem informações sobre a montadora de Elon Musk à imprensa, segundo informações da CNBC. Entre as consequências estariam demissão, acusações criminais e processos legais. De acordo com a publicação, o email foi enviado pelo time de segurança da Tesla, e ainda listava as ações que a companhia já tomou contra ex-funcionários que vazaram informações.

"Se você lê as notícias, você sabe que há uma intensa quantidade de interesse público em qualquer coisa relacionada a Tesla. Como resultado de nosso sucesso, nós continuaremos vendo um interesse das pessoas que farão qualquer coisa para ver a gente falhar. Isso inclui pessoas que estão ativamente buscando informações proprietárias para benefício próprio, mirando funcionários da Tesla através de redes pessoais ou em redes sociais como LinkedIn, Facebook ou Twitter", diz o email enviado e compartilhado com a CNBC e, segundo a emissora, verificado com uma série de funcionários que pediram anonimato.

O email lembra funcionários que eles assinaram contratos de confidenciabilidade e que, portanto, se quebrado, haveria penalidades. O comunicado foi um recado, em especial, a vazamentos sensíveis na imprensa. Isso porque o email lembrou que em janeiro, um funcionário da Tesla foi identificado por compartilhar informações confidenciais no Twitter, incluindo números de produção, com jornalistas. Também diz que alguém foi mandado embora por publicar o número de telefone para uma reunião interna em uma rede social.

Outro exemplo dado pelo comunicado lembrou de um ex-funcionário que salvou dados de propriedade intelectual da Tesla para uma conta pessoal do iCloud e depois disso deixou a montadora para trabalhar em uma empresa concorrente. Neste caso, a Tesla promoveu uma ação por roubo de segredos comerciais.