Notícias

5 Dicas de gerenciamento de tempo para profissionais de TI Voltar
5 Dicas de gerenciamento de tempo para profissionais de TI

Você está trabalhando durante o almoço todos os dias, atrasado para as reuniões ou faltando prazos?
Suas resposabilidades profissionais estão interferindo em sua vida pessoal? Se você respondeu sim, é provável que suas habilidades de gerenciamento de tempo precisem de alguma ajuda!

Sabemos que tempo da TI é fundamental, principalmente dentro de grandes empresas, onde um minuto de falha total resulta em grandes perdas de faturamento e oportunidades.

Para ajudá-los a fazer mais, a Multicomp reuniu uma lista útil para você tentar tirar o máximo proveito de seu dia.


1. Planejar é a chave: Mantenha listas e use as ferramentas à sua disposição

O ritmo no qual a maioria de nós trabalhamos atualmente é agitado - A maneira de garantir que as coisas não caiam no esquecimento é criar listas. Lembre-se de gravar o máximo possível, isso lhe ajudará a voltar aos trilhos mais rapidamente quando revisar sua tarefa posteriormente.
Por estarmos sempre à frente de um computador, Tablet ou celular, fica mais fácil achar um aplicativo ou ferramenta de gerenciamneto de tempo embutida ou pré-instalada.O iPad e o Android possuem anotações e calendários embutidos, além de milhares de aplicativos de gerenciamento de tempo disponíveis em suas lojas de aplicativos.


No Office 365: Um aplicativo muito fácil de utilizar é o To-Do, ele ajuda você a gerenciar, priorizar e concluir as coisas mais importantes - Caso não consiga realizar em um dia, você poderá adiciona-lá novamente no dia seguinte, assim, você nunca se esquece do que tinha para fazer no dia anterior.
OneNote é um bloco de notas digital que pode ser dividido em seções e páginas, com navegação e pesquisa rápida.
O Planner ajuda você e sua equipe a organizar e atribuir tarefas em conjunto.
Já o Outlook, por exemplo, possui tarefas, uma maneira de acompanhar e manter listas e anotações junto com um calendário, uma ótima ferramenta para o planejamento de projetos, compromissos e lembretes.

Se você ainda prefere o jeito clássico de anotar as coisas, uma boa agenda ou bloco de anotas já irá lhe ajudar bastante - Mas lembre-se de levá-lo sempre consigo!

Quando tiver toda a sua lista pronta examine-a e faça as seguintes perguntas: Você precisa agendar compromissos? Você pode delegar alguma dessas tarefas para um colega? Essa reunião é necessária?
O importante é documentar esses itens para que você possa tirá-los da cabeça e se concentrar realmente na tarefa em questão.


2. Ser multitarefa não funciona

Há esse mito entre algumas pessoas de que ser multitarefa as torna mais produtivas, ou de que se entregarem tudo o que lhe foi proposto antes do prazo estarão sendo mais úteis dentro da empresa. Elas não estão sendo mais produtivas - apenas se sentem emocionalmente mais satisfeitas com o trabalho.

As pessoas são mais eficazes quando se concentram em uma coisa de cada vez. Costuma-se dizer: É melhor terminar um trabalho do que começar cinco.


3. Não procastine

A procastinação literalmente não o levará a lugar algum; Portanto, não adie as tarefas importantes nem espere até o último minuto para realizar o serviço, a manutenção, a atualização de aplicativos que os usuários utilizam no dia a dia ou até mesmo a correção de algum Bug.
Como seres humanos, faz parte da nossa natureza evitar tarefas desagradáveis - para evitar isso, tente usar o sistema de recompensa. Planeje algo bom após você realizar a tarefa que não gosta, como uma pausa de 5 a 10 minutos, tomar um café ou trabalhar em algo que você gosta.


4. Estabeleça metas e prazos

Tarefas e projetos precisam de prazos e objetivos - Este é o caminho para você medir seu progresso e sucesso.
Os prazos são críticos para o resultado de qualquer projeto ou tarefa, e se não forem definidos em um prazo realista e bem gerenciados, eles se tornarão uma fonte de estresse. A falta de tempo para você e sua equipe pode resultar em extrema pressão sobre todas as partes envolvidas.


5. Prioridades

Após ter montado sua lista de tarefas para seu dia, começe priorizando as tarefas mais importantes, ou pare e faça uma reflexão, veja qual o momento do seu dia que você estará mais focado e mais envolvido mentalmente para praticá-la.