Notícias

Razões pelas quais atualizações de software são importantes Voltar
Razões pelas quais atualizações de software são importantes


Provavelmente não é estranho a você aquelas pequenas janelas pop-up informando que há atualizações de software disponíveis para seu computador, laptop, tablet ou smartphone.

Você pode ficar tentado a clicar no botão "Lembrar mais tarde". Mas não faça isso, ou, pelo menos, não adie a atualização do seu software por muito tempo.

As atualizações de software são importantes para sua segurança digital. Quanto mais cedo você atualizar, mais cedo se sentirá seguro de que seu dispositivo é mais seguro - até o próximo lembrete de atualização.

Por que as atualizações de software são tão importantes? Existem muitas razões. Aqui estão algumas que mostram por que é importante atualizar seus softwares regularmente.

 

 

1. Atualizações de software fazem muitas coisas

Atualizações de software oferecem muitos benefícios. São sobretudo revisões. Isso pode incluir a correção de brechas de segurança descobertas e corrigidas ou removidas de erros no computador. As atualizações podem adicionar novos recursos aos seus dispositivos e remover os desatualizados.

Enquanto você lê isso, é uma boa ideia certificar-se de que seu sistema operacional está executando a versão mais recente.

 

2. Atualizações ajudam a corrigir falhas de segurança

Os hackers adoram falhas de segurança, também conhecidas como vulnerabilidades de softwares. Uma vulnerabilidade de software é uma falha encontrada em um programa ou sistema operacional onde os hackers podem aproveitar essa fraqueza e escrever códigos maliciosos para direcionar a tal vulnerabilidade. O código é empacotado em malware - abreviação de software malicioso – e pode infectar seu equipamento por muito tempo sem que você perceba.

Às vezes, uma exploração pode infectar seu computador sem que seja necessária ação alguma além de visualizar um site desonesto, abrir uma mensagem comprometida ou reproduzir mídia infectada.

O que acontece depois? O malware pode roubar dados salvos no dispositivo ou permitir que o invasor controle seu computador e criptografe seus arquivos.

As atualizações de software geralmente incluem patches de software. Eles cobrem as falhas de segurança conhecidas para manter os hackers fora do controle dos seus dispositivos.

 

3. Atualizações de software ajudam a proteger seus dados

Você provavelmente guarda muitos documentos e informações pessoais em seus dispositivos. Suas informações pessoalmente identificáveis ​​- de e-mails a informações sobre contas bancárias - são valiosas para os cibercriminosos.

Eles podem usá-los para cometer crimes em seu nome ou vendê-lo para permitir que outros cometam crimes. Se for um ataque de ransomware, eles podem criptografar seus dados e você pode ter que pagar um resgate por uma chave de criptografia para recuperá-la. Ou, pior, você pode pagar um resgate e não o recuperar, o que é mais provável.

 

4. Não é tudo sobre você

OK, segurança cibernética é principalmente sobre você, mas você tem outras pessoas para pensar também. Se o seu dispositivo receber um vírus, você poderá passá-lo para seus amigos, familiares e colegas de trabalho. É por isso que você precisa manter seus softwares e sistemas atualizados.

Um programa de segurança confiável pode ajudar a manter seus dispositivos seguros. E isso pode ajudar potencialmente todas as pessoas com as quais você interage on-line. Mas também é importante saber que a proteção antivírus não é suficiente para proteger seus dispositivos contra todas as ameaças cibernéticas.

 

5. Você merece o mais recente e maior

Atualizações não apenas corrigem falhas de segurança, elas também podem adicionar novos recursos e melhorar os já existentes. Você não quer ficar para atrás enquanto seus amigos e colegas de trabalho já usam os recursos mais modernos, certo?

Dessa forma, atualizações de software são realmente sobre você. Seu programa pode obter uma nova chance de estabilidade - sem mais falhas, ou uma atualização pode aumentar o desempenho do programa - mais velocidade. Você não merece menos.

Você pode ignorar esses lembretes para atualizar seu software, mas pode estar perdendo muito, começando pela sua segurança cibernética.

Outra opção? Se ainda não estiver interessado em clicar em "Atualizar agora", você poderá configurar seus dispositivos para atualizar automaticamente. Se assim for, seu problema está resolvido.

No ambiente corporativo normalmente as atualizações de aplicações de escritório como o pacote Office e sistemas operacionais como Windows são gerenciadas pelo pessoal do suporte, essas atualizações são agendadas para um determinado dia e horário da semana para ocorrer, reduzindo o impacto do tempo de inatividade dos colaboradores por conta de atualizações de sistema.

Seja onde for, na sua casa ou no seu ambiente de trabalho, ter sistemas operacionais e outros softwares atualizados é sempre uma ótima ideia.