Notícias

Dicas para ajudar você a criar uma política de segurança da informação na empresa Voltar
Dicas para ajudar você a criar uma política de segurança da informação na empresa

O cibercrime está cada vez mais inteligente e o número de dispositivos e usuários conectados à rede corporativa cresce aceleradamente. E é por isso que manter a segurança da informação é uma das principais missões das equipes de TI nas empresas atualmente.

As organizações passaram a contar com estruturas de TI mais sofisticadas e inúmeros recursos digitais, que exigem um controle mais reforçado para que possíveis erros e vulnerabilidades não atrapalhem a proteção dos sistemas corporativos. É nesse contexto que contar com uma política de segurança da informação passou a ser essencial.

Por meio dela, é possível conscientizar todos os colaboradores a utilizarem com responsabilidade os recursos de TI, além de reforçar a prática das medidas certas de proteção. Dessa forma a organização é capaz de amenizar os riscos de um ciberataque ter sucesso ao tentar invadir seus sistemas. Mas para isso, é necessário investir na criação de uma política de segurança da informação inteligente.

 

O que é política de segurança da informação?

Política de segurança da informação é um documento que contém as melhores práticas, diretrizes e regras a serem seguidas por todos os membros de uma organização para garantir a proteção de ativos da informação. Seu objetivo é preservar a integridade dos dados corporativos e garantir a disponibilidade deles para os usuários. Além disso, estabelece a confidencialidade e integridade das informações, principalmente daquelas que são críticas para os negócios. Ela deve prevenir que novos incidentes aconteçam e, ao mesmo tempo, que erros anteriores se repitam. Para que seja bem-sucedida, precisa indicar como os dados devem ser utilizados e também descartados após perderem sua relevância, além de estabelecer os controles e proteções necessários.

Para que uma política de segurança da informação seja eficiente, deve incluir alguns pontos, como:

Política de senhas e acessos aos dispositivos corporativos;

Normas sobre o uso da internet;

Diretrizes sobre a instalação de softwares;

Boas práticas de uso do e-mail corporativo;

Definição de rotinas de backup;

Determinação da realização de auditorias.

 

 

Cada corporação possui suas especificidades e necessidades, por isso não há uma fórmula fixa para se desenvolver uma política de segurança da informação perfeita. No entanto, há alguns pontos indispensáveis que todas as organizações devem levar em conta ao estruturar a sua. Confira o passo a passo a seguir:

 

 1. Realizar um diagnóstico do ambiente - Primeiramente, é necessário realizar uma análise em todo o ambiente e identificar os ativos de informação utilizados, as vulnerabilidades e ameaças existentes, a hierarquização de acessos, entre outros pontos relevantes para a segurança da empresa. A partir disso, será possível fazer um diagnóstico da situação atual e determinar quais os dados e ativos precisam de maior proteção, quais os principais riscos existentes e, assim, saber por onde começar.

 

2. Estabelecer os responsáveis - Como qualquer outro projeto da organização, é necessário definir quais profissionais serão responsáveis por elaborar, divulgar, monitorar e revisar a política de segurança da informação sempre que necessário. Uma alternativa é criar um comitê comandado pelo CIO da organização ou o gestor da área de TI. É necessário estabelecer quais serão as responsabilidades de cada um e quais medidas deverão ser tomadas caso um colaborador não cumpra as regras.

 

3. Definir os níveis de acesso aos dados - Para uma boa política de acesso, é necessário considerar três aspectos: quem acessa, como acessa e quando acessa. A empresa deve definir controles de níveis no acesso para que cada colaborador possa utilizar apenas os dados necessários para sua função, além de determinar o que poderá ser feito com eles e o momento que eles poderão ser visualizados.

 

4. Educar os funcionários - De nada adiantará criar uma enorme quantidade de regras se os colaboradores não sabem exatamente como devem segui-las. É necessário divulgar todas as normas e realizar treinamentos para que toda a equipe saiba seus deveres. A conscientização de todos os membros da empresa é fundamental para o sucesso da política de segurança da informação.

 

 5. Realizar monitoramento e atualizações - Outro passo importante para uma política inteligente é entender que ela não é apenas um documento que, depois de implementado, está finalizado. O processo é constante e exige monitoramento e adaptações conforme a rotina da organização se transforma. Por isso é importante que a equipe responsável pelo seu funcionamento esteja sempre medindo seu desempenho e identificando possíveis melhorias. Apenas assim será possível contar com sistemas seguros e confiáveis.